segunda-feira, 25 de maio de 2009

duas amigas de há mais de 20 anos

Duas amigas, que não se vêm há 20 anos. Uma delas (Kate) convida a outra (Anna) para passar uns dias na casa de campo casal Deeley/Kate, nos arredores de Londres.
Surgem memórias e estados de alma de há vinte anos atrás.
Prossegue longo às 19h30 na Casa do Artista o Curso de Teatro de Autor, dedicado a Harold Pinter. Em direcção ao espetáculo de 25 de Julho, que será no Centro Cultural Fraciscano, a Carnide.

"Comemoração" (Celebration) - 2000

personagens de"Comemoração" (Celebration) - 2000: Lambert, Matt, Russel, Richard, Empregada, Julie, Prue, Suki, Sonia
A última peça de fôlego escrita por Harold Pinter foi "Celebration". Existe sketches posteriores, mas peça : esta é a última.
A Comemoração no Brasil é Celebração.
Estreia absoluta no país irmão no passado 15 de Maio.
Atente-se à opinião do encenador:"Se você não respeita a pausa em Pinter, não respeita a vírgula, você se dá mal" ..



Duas mesas. Os maridos das diferentes mesas são proeminentes homens de negócio que inicialmente não se conhecem. Na mesa 1o casal Lambert e Julia comemoram o aniversário de casamento de ambos. Há medida que a noite prossegue, o nível baixa e vem ao de cima a insatisfação dos casais. Nesta mesa se encontram o casal de irmã / cunhado de Julie (Russel e Prue). A mesa 2 é ocupada pelo casal Suki/ Matt)
Os donos do restaurante (Sónia e Richard) têm aqui uma função apaziguadora e mostram tratar todos os clientes do caro restaurante da mesma forma.

"Uma Ligeira Dôr" (A Slight Ache) - 1959

personagens de"Uma Ligeira Dôr" (A Slight Ache) - 1959: Edward, Flora, Vendedor de Fósforos

Uma peça tragicómica acerca dos desejos e sonhos de um casal, com um enfoque sobretudo no marido, Edward, e seus medos, e numa luta constante com a auto identidade.
Grandes monólgos dos elementos do casal, com a figura velha e pobre de um vendedor de fósfors, que primeiro avistam no prtão da propriedade e que o convidam para dentro de casa. A peça acaba com Edward a ficar com o tabuleiro de fósfors do velho vendedor.
O ciúme do "outro", o ciúme romântico, a infelicidade, leva Edward como que a apropriar-se da identidade do vendedor de fósforos.

"Há Tanto Tempo" (Old Times) - 1971

personagens de"Há Tanto Tempo" (Old Times) - 1971: Deeley, Kate, Anna -
Tempos intrigantes ...

Old Times é talvez o mais intrigante trabalho de Pinter. Quando Kate convida Anna, sua antiga companheira de quarto, para vir visitar num fim de semana, o palco está definido para uma viagem a Memory Lane. Mas Memory Lane transforma-se num campo minado na medida em que Anna, Kate, e o marido Deeley esbarraram com acontecimentos e lembranças de um passado envolto em mistério, tensão sexual, e perigo. O que poderia ter sido agradavelmente nostálgico torna-se uma exploração da emoção, o mistério e a força destrutiva do desejo.

Aberto a diferentes formas de interpretação, Old representou-se em aclamadas produções, em Londres, Nova York e noutros países, desde a sua aplaudida estréia no Aldwych Theatre no dia 1 de junho de 1971, sob a direcção de Peter Hall.


Old Times é acerca de duas coisas. Uma delas é o capricho da memória, fazendo agora a sua misericordiosas supressões e aqui as suas consoladoras adições, como um artista constantemente reorganizando a paisagem diante dele. A outra é o ciúme, na sua forma mais insidiosa, não é o ciúme de um rival tangível, mas do intangével passado de amor... Peça extremamente tensa e compacta. É também cómica - Francis King, Sunday Telegraph, 1985.

(traduzido a partir do artigo da Broadway World, acerca da estreia a 4 Abril)