sexta-feira, 15 de maio de 2009

Cinema, Chá & Cultura

Nem de propósito. Dá a impressão que mundialmente a esta hora que passa em qualquer parte do mundo não há dia que passe em que não haja um espectaculo em que de alguma forma Harold Pinter não esteja presente.
Pois bem, "O Mensageiro" hoje na Cinemateca de Lisboa, e em Florianópolis, Estado brasileiro do Sul: Santa Catarina.
Eis a notícia do Diário Catarinense (com a devida vénia)

Cinema, Chá & Cultura

Mensageiro (The Go-Between) é o filme que será exibido hoje, às 18h, no projeto Cinema, Chá & Cultura da Fundação Cultural Badesc, em Florianópolis. O coordenador do curso de Cinema da UFSC, professor Mauro Pommer, é convidado desta sessão para comentar o filme.

Vencedor da Palma de Ouro em 1971, O Mensageiro merece um olhar atento. O filme foi a terceira e última colaboração de Joseph Losey com o dramaturgo Harold Pinter, que roteirizou, o romance homônimo de L.P. Hartley. Neste, a famosa frase de abertura The past is a foreign country: they do things differently there dá início ao relato das memórias de Leo (vivido na fase adulta por Michael Redgrave) relativas ao período em que conviveu com membros da aristocracia britânica.

Radicado na Inglaterra, o diretor norte-americano Joseph Losey começou sua carreira nos anos 1940 e seu primeiro longa, O Menino dos Cabelos Verdes, filme anti-belicista, marcou o início de uma trajetória logo interrompida pelo macartismo, que o levou a sair dos Estados Unidos no início dos anos 1950. Na Inglaterra obteve reconhecimento apenas a partir do filme de 1963, O Criado. Promovido pela Fundação Cultural Badesc e Cultura Inglesa de Florianópolis.

O Mensageiro, hoje na Cinemateca

19:00 Sala Dr. Félix Ribeiro
Ciclo 'IN MEMORIAM HAROLD PINTER'


Adaptado de um romance de L. P. Hartley, THE GO BETWEEN é uma história que se passa em dois tempos, cuja função determinante é alterada ao longo do filme pela montagem. O presente acompanha a visita de um velho a uma idosa e solitária mulher. O passado ilustra uma relação amorosa entre um homem e uma mulher de origens sociais distintas, por isso condenada socialmente, sendo “go between” (o mensageiro) um garoto que passa a correspondência de um a outro. A confluência dos dois tempos explicará a sua relação.

O Mensageiro
Título original: The Go-Between
De: Joseph Losey
Argumento: Harold Pinter , L.P. Hartley
Com: Alan Bates, Julie Christie, Margaret Leighton, Edward Fox
Género: Drama
Estúdios: EMI Films Ltd.


argumento
"O Mensageiro" é adaptação do consagrado romance de L.P. Hartley. Harold Pinter foi o responsável pelas alterações no argumento, que trouxe uma visão estilizada das memórias de um velho numa evocação perfeita no tempo, espaço e ambiente social. A história do amor que não é correspondido, desafiando a inflexível estrutura social, passa-se em Norfolk, um meio rural, e é contada em “flashbacks” por Leo Colston (Michael Redgrave). Marian Maudsley (Julie Christie) é uma aristocrata que está noiva de Hugh Trimingham (Edward Fox), um homem rico com boa posição social. No entanto, é o lavrador Ted Burgess (Alan Bates) que Marian ama, uma relação impossível e condenada pela rigidez social da época. Leo Conston, que, aos 13 anos serviu de mensageiro do amor entre os dois, é o narrador desta experiência. O realizador Joseph Losey ganhou a Palma de Ouro no Festival de Cannes em 1971 e Margaret Leighton foi nomeada para o Óscar de melhor actriz secundária pela sua interpretação do papel de Mrs. Maudsley, a mãe de Marian.
in Publico CineCartaz & site Museu do Cinema