quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Calendário de Actividades

Workshop Teatro de Autor
Harold Pinter 24 horas

  • sexta, 4 Setembro, das 18:00 às 20:00 (2 horas) apresentação e casting.
  • segunda, 7 Setembro, das 19:30 às 21:30 (2 horas) leituras, e casting.
  • quarta, 9 Setembro, das 19:30 às 21:30 (2 horas) elenco de textos(decidido o espectaculo) , significado na obra pinteriana, leituras.
  • sexta, 11 Setembro, das 17:30 às 21:30 (4 horas) Formação/Ensaio.
  • sabado, 12 Setembro, das 15:00 às 19:00 (4 marcações horas) Formação/Ensaio.
  • segunda, 14 Setembro, das 19:30 às 21:30 (2 horas) Formação/Ensaio.
  • quarta, 16 Setembro, das 19:30 às 21:30 (2 horas) Formação/Ensaio.
  • sexta, 18 Setembro, das 17:30 às 21:30 (4 horas) Formação/Ensaio.
  • Domingo, 20 Setembro, às 14:30 (2 horas) Formação, segue Ensaio. ensaio tecnico e ensaio geral. local: Galeria Bento Martins
  • domingo, 20 Setembro, às 21:00 - apresentação. local: Galeria Bento Martins
TOTAL 24 horas de formação

CONTEÚDOS do Workshop Harold Pinter 24 Horas

Partindo de fragmentos de peças de Harold Pinter (1930-2008) como motivo para se fomentar uma aprendizagem e descobertas por entre os labirintos da montagem de uma peça de Teatro.



CONTEÚDOS do Workshop Harold Pinter 24 Horas

* Perspectiva crítica da arte de representar
* Abrordagem a uma colecção de textos de Harold Pinter visando o desenvolvimento de acções ao serviço da representação.
* Dinâmicas de confronto com o texto e consequente ligação ao espaço cénico
* Actividades de dimensão essencialmente pratica em ritmo de ensaio
* Trabalho de representação construído no tempo na minúcia de construção de personagem, estabelecimento de tempo e lugar de acção.
* Descoberta das emoções apropriadas à situação criada
* Escolhas sensoriais
* Introdução pratica à arte dramática
* Encontro com os sentidos
* Dinâmicas de grupo, trabalho de equipa
* Voz, Expressão Corporal, Gestualidade
* Fluxo contínuo em tarefas de escuta, estímulo à imaginação e criatividade
* Conhecimento da obra essencial de Harold Pinter, nas perspectivas literárias, sociais e filosóficas do Autor
* trabalho de composição, abordagens, desenvolvimento de cenas

O essencial do Teatro de Harold Pinter abordado neste workshop passa pelas seguintes obras:
Conferência de Imprensa
Um Para O Caminho
Festa de Aniversário
O Quarto
O Amante
Língua da Montanha
Cinzas às Cinzas
Traições
Uma Noite Fora


METODOLOGIA:

· Aquecimento físico e vocal

· Exercício tendente à disponibilidade emocional para a pesquisa

· Expressividade

· Dinâmicas expressivas de grupo

· Trabalho de composição

· Improvisação orientada

· Relacionamento tempo/espaço/acção

· Aplicação de personagens

Antonio Miguens, professor de Expressão Dramática

Actor / Coreógrafo / Encenador

Share photos on twitter with Twitpic

Começou a aprender Teatro com Luís de Lima, no então recem reinaugurado Teatro D Maria II (depois de muitos anos fechado por causa do grande incêndio de 1963), e dois anos depois vem a ser aluno de João Mota, nos cursos de Dança do Conservatório Nacional em 1982.

Estreia profissional como actor e bailarino no dia 24 de Abril de 1984, em Lisboa, no Teatro da Trindade, ao lado de Graça Lobo. Três anos depois, após uma presença assídua nos écrans de televisão, é convidado para protagonista da telenovela "Palavras Cruzadas", dirigido por Nicolau Breyner, contracenou com todos os grandes Actores deste tempo: Armando Cortez, Rita Ribeiro, Tozé Martinho, Rosa Lobato Faria, Fernando Curado Ribeiro, Henrique Viana, Carlos Quintas, José Raposo, Cristina Oliveira, Lia Gama, Helena Isabel, e tantos tantos outros. A partir dessa altura, para além da Televisão passa a interpretar papéis como Actor no Teatro com destaque para "Severa", pela mão do empresário Sérgio de Azevedo. Fez Revista no Teatro ABC com Maria João Abreu, Joaquim Monchique, Alice Pires.

No Teatro ligeiro teve como grande amigo, mestre, e mentor o grande Actor e Artista Plástico José Viana ("Ora Viva a Revista")

Sua actividade multifacetada fá-lo passar em numerosas interpretações pela Opera, pela Rádio, pelo Cinema feito em Portugal, quer produções nacionais, como co-produções com a Espanha, Itália, França e Luxemburgo, e, claro pela sua paixão que é a, Televisão. Bailarino da Companhia Nacional de Bailado, e digressão pelos Estados Unidos da América em 1990 com o Ballet Teatro do Porto.

Bailarino de Rui Horta em megaproduções de Teresa Guilherme na Cidade de Lisboa em dois anos seguidos (1987 e 1988 “Há Festa Em Lisboa”), onde contracenou com Maria Vieira, Herman José, Vitor Norte, Ana Bola, e ao lado de grandes músicos como Naná Sousa Dias, José Carvalho, Manuel Faria (Trovante), Vitorino, Filipa Pais, e o ainda bailarino Bruno Schiappa, o estreante Camané, a bailarina Shirin Stave, e tantos outros de enorme talento.

Sempre a apostar em eventos de sua iniciativa, AM é também um empreendedor e empresário do espectáculo e organizador de formações. A este aspecto comercial e empresarial, não está alheio a influência da colaboração com o grupo Sonae Telecomunicações, e na Expo98, a qual viveu intensamente cada um dos seus quase duzentos dias. A passagem pela Aviação Civil, onde adquiriu muitas aptidões que fazem o marketing modelar das acções de AM.

Beneficiou de forte influência dos mestres Patrick Hurde, e Tony Hulbert. Mas foi bailarino e discípulo igualmente de mestres e coreógrafos destacados como Wanda Ribeiro da Silva, Armando Jorge, Vera R.da Silva, Jorge Trincheiras o primeiro a acreditar nas qualidades de AM, vindo a promover a estreia juntamente com Ana Calafate, parceria esta que veio a durar mais de uma década.

Na formação como Actor desde 2006 abraçou a novidade das técnicas d'O Método com Marcia Haufrecht (membro do Actors' Studio e aluna de Strasberg) e anualmente desde esse ano até à actualidade, tem tido contacto com as formações da prestigiada Mestre e Encenadora, assim como com Bruno Schiappa, assistente e coordenador dos Cursos de M. Haufrecht, em Lisboa, desde 2000.

Como coreógrafo e encenador, destaque para trabalho de coreografia e assistência de encenação junto do Mestre Jorge Listopad, quer no Teatro da Universidade Técnica (La Vida Es Sueño), quer em tele-teatro na RTP (A Dança da Morte, de A.Strindberg). Trabalhou ainda com Herlander Peyroteo, Luiz Andrade, Carlos Barradas. Na televisão, coreografou diversos programas de entretenimento e passou pela criação das apresentações do grupo infantil Onda Choc, entre 1987 e 1990.

A actividade de monitor e Professor de Expressão Dramática de forma regular e pedagogicamente estruturada teve início no ano lectivo 2002/03 no Externato Cesário Verde, e com uma primeira montagem de "O Teu Sonho" com uma Classe de Teatro Musical daquele estabelecimento de ensino.

Mestre de Artes do Espectáculo, no Centro de Formação da Casa do Artista, tem desenvolvido desde 2004, na sequência de uma proposta do Mestre Raúl Solnado, a raiz de uma escola de Artes do Espectáculo (Teatro e Dança), embora numa fase inicial apenas na formação em Ballet Clássico.
Houve resultados como que imediatos nas produções de espectáculo, e posteriores edições em DVD, levados ao palco logo a partir de 2005; dezenas de alunos desde então têm obtido certificados internacionais em Ballet pela RAD (Reino Unido), e entre Classes de Teatro e Dança frequentam estes cursos actualmente cerca de 70 formandos.

Esta actividade da Formação em Teatro tem um objectivo cimeiro que é o da criação de estrutura profissional permanente de Artes do Espectáculo, e, nestes moldes, começou em Setembro de 2008, com uma primeira classe em formação de Expressão Dramática, que serviu à montagem do espectáculo em moldes profissionais "Os 5 Sentidos", levado à cena em 6 sessões entre 29 de Novembro e 8 de Dezembro de 2008.
Em Março deste ano teve início, com Sofia Gonçalves e Fátima Apolinário a criação e desenvolvimento das Classes de Teatro de Autor.