terça-feira, 19 de maio de 2009

Na terra do Ramalho Eanes

olha só que tão bom gosto parecem ter estes meninos ;)
Companhia de Teatro Cães À Solta

Meias de Vidro

A interpretação de Vivien Merchant marcou para sempre esta peça, onde quer que se tem representado. Especialmente na sequência inicial de Sarah calçando as meias de vidro.
Aqui a encenação de Francis Richard com Anne-Hélène Prévost em Abril passado em Montreal, Canadá.

Vivien Merchant (1929-1982)


Harold Pinter despe a sua vida conjugal na peça que estamos a trabalhar: "O Amante".
A protagonista, papel de Sarah, é interpretado por Vivien Merchant.
Foi na altura da criação desta peça que o casamento com a actriz Vivien Merchant se começou a deteriorar. A primeira mulher de Harold Pinter, era Vivien Merchant, casados em 1956, e tiveram 1 filho.
Nasceu Ada Thompson. Como actriz Vivien protagonizou muitos papeis das peças de Pinter, com destaque para "Regresso a Casa" em 1973, no inesquecível papel de Ruth. Peça que a fez ter sido nomeada para os Tony Awards em 1967.
Vivien viveu um percurso problemático com o alcool, com o casamento de ambos a deteriorar-se desde meados dos anos 60 (com Harold e Vivien na casa dos vinte anos), segundo Antonia Fraser, historiadora e segunda mulher de Pinter que o referiu no processo de divorcio.

Harold e Vivien divorciaram-se finalmente em 1980, vindo HP a casar com Antonia Frasier no mesmo ano. Vivien vem a falecer em 1982, aos 43 anos de idade, com enormes complicações do foro hepático (cirrose).

Isabel na Cinemateca para "Butley"

É um filme que prende a atenção desde o início ao final dos seus 129 minutos e isso deve-se muito à maravilhosa interpretação de Alan Bates (Butley)! Toda a acção se passa no escritório de Butley, um irónico e professor universitário mais interessado em espicaçar a relação homosexual do seu colega de trabalho do que em qualquer outra coisa que envolva dar aulas. Na verdade, durante todo o filme paira a incerteza de uma homosexualidade latente por parte de Butley, que acaba por ficar à consideração de cada espectador.

Apesar do argumento não ser de Pinter (Pinter realiza)é possível encontrar algumas semelhanças com os seus textos, tais como o sentido do absurdo e a exploração dos sentimentos.

Gostei!

Isabel L.