quarta-feira, 6 de maio de 2009

bibliografia fundamental (I)


São trezentas e cinquenta páginas versando a temática pinteriana. A autoria é de Susan Hollis Merrit, uma especialista a nível mundial de Harold Pinter.
Fundamental para qualquer abordagem a Harold Pinter. Para uma tese universitária, na análise, crítica da literatura dramática , e não só.
site da autora >>>>>>>

Sobre o livro "Pinter in play: critical strategies and the plays of Harold Pinter"

Fátima Apolinário


Curso Superior de Teatro, curso de formação de actores pela Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa, finalizado em 1992/ 93. e desde então tem participado em diversas acções formativas direccionadas para a Interpretação.
Enquabto actriz, tem tido uma profusa actividade Teatral desde 1984, desde o palco da Sala Garret do Teatro D Maria II, até ao Teatro das Beiras.
Interpretou grandes peças como “ Carne Picada”, a partir de Max Aub, “ Rei Lear” de William Shakespeare,“Crime da aldeia velha” de Bernardo Santareno, “A menina Júlia” de Strindberg, “ Nome de Guerra: Judite” de Almada Negreiros, “ Actores de boa fé” de Marivaux, “ Hannelle” de G. Hauptman, “ O Círculo de giz caucasiano “de Bertold Brecht, “ As três Irmãs” de Tcheckov, Cândido” de Voltaire, “ Agamémnon” de Ésquilo, ou finalmente “O tio Simplício” de Almeida Garrett.Dirigida por encenadores como sejam João Brites, Richard Cotrell, José Carretas, Carlos Avilez, Rui Senna, João Grosso, Germana Tânger, Henrique Santana, José Peixoto, Antonino Solmer, Rui Mendes, João Mota, e Glicínia Quartin.
Na sua actividade destaca-se ainda a participação em Televisão e no Cinema, assim como formadora de Expressão Dramática, em Cursos e Oficinas, sobretudo nos programas oficiais dos três ciclos académicos. Foi ainda em 2003, na Universidade Moderna, Professora assistente da cadeira de Interpretação no curso superior de Teatro.