segunda-feira, 20 de abril de 2009

diga Sr. Briggs

Pinter em vida desejou que no seu funeral fossem proferidas as seguintes palavras de Terra de Ninguém "No Man's Land":
"Acho que nunca te mostrei meu albúm de fotografias. SE calhar vês alguma cara que te fará lembrar a ti mesmo, naquilo que já foste. Se calhar vês caras de outros, na sombra, ou faces de outros, virando-se, ou os maxilares, ou partes de trás do pescoço, ou olhos enegrecidos sob chapéus, que te fazem lembrar outros, que já conheces, que achas terem morrido há muito, mas dos quais ainda recebes um olhar, se conseguires ver um bom espírito benfeitor. Permite o amor de um bom espírito. Eles possuem toda essa emoção. Entalada... . Curva-te perante isto. Isto nunca irá libertá-los, mas quem sabe como eles podem reanimar ...nas suas amarras, nos seus frascos de vidro. Podes achar isto cruel ... pontapeá-los, quando estão amarrados, aprisionados? Não não ...No fundo, no fundo, eles desejam responder ao teu toque, ao teu olhar, e quando sorris, eles se alegram ... é incontornável. Então aí digo-te, entrega-te aos mortos, da mesma forma que queres que se entreguem a ti, neste momento, naquilo que descreves como sendo a tua vida."
-----------------------------------------------------------
"I might even show you my photograph album. You might even see a face in it which might remind you of your own, of what you once were. You might see faces of others, in shadow, or cheeks of others, turning, or jaws, or backs of necks, or eyes, dark under hats, which remind you of others, whom you once knew, whom you thought long dead, but from whom you will still receive a sidelong glance, if you can face the good ghost. Allow the love of the good ghost. They possess all that emotion... trapped. Bow to it. It will assuredly never release them, but who knows... what relief... it may give to them... who knows how they may quicken... in their chains, in their glass jars. You think it cruel... to quicken them, when they are fixed, imprisoned? No... no. Deeply, deeply, they wish to respond to your touch, to your look, and when you smile, their joy... is unbounded. And so I say to you, tender the dead, as you yourself would be tendered, now, in what you would describe as your life."

"É Só Isso" (That's All That) - 1964

personagens de"É Só Isso" (That's All That) - 1964: Senhora A, Senhora B

"A Black & White" (The Black & White) - 1959

personagens de"A Black & White" (The Black & White) - 1959: 1ªMulher, 2ªMulher.

Duas amigas que se encontram numa cafetaria, e sem ter nada que fazer, e sem ter para onde ir, conversam sobre a sopa. O tema favorito são os autocarros que passam, rua abaixo, rua acima. Conhecem-nos todos, e seus horários.

"Conferência de Imprensa" (Press Conference) - 2002

personagens de"Conferência de Imprensa" (Press Conference) - 2002: Ministro, Reporter 1, Reporter 2.
Refere a edição portuguesa desta peça (da Relógio d'Água) que esta peça foi lida por Jorge Silva Melo e Joana Bárcia poucas horas depois da estreia em Londres. Foi no dia 8 de Fevereiro de 2002, com um Pinter já em tratamentos de quimioterapia.
Este foi o ultimo sketch de Pinter, onde reproduz a figura central de um Ministro da Cultura, num Estado totalitário. Um ministro que até recentemente era chefe da polícia secreta e que responde a perguntas sobre as atitude das crianças, das mulheres, dissidentes e críticos.

"A Nova Ordem Mundial" (The New World Order)-1991


personagens de"A Nova Ordem Mundial" (The New World Order)-1991 :Des, Lionel, Homem vendado.
Dois homens rodeiam um terceiro homem de olhos vendados e amarrado. As insinuações, a linguagem cruel e ameaças sobre o que irão fazer a este terceiro-homem, representam as forças no mundo de hoje que sufocam a liberdade. O medo e a insegurança que sempre se apoderaram de nós.

"O Serviço" (The Dumb Waiter)-1959



personagens : Ben, Gus
The Dumb Waiter (com 0 título Der Stumme Diener) estreou na Kleines Haus de Frankfurt, na Alemanha, em Fevereiro de 1959, com encenação de Anton Krilla e interpretação de Rudolf H. Krieg (Ben) e Werner Berndt (Gus).
Em inglês, a peça foi primeiro representada no Hampstead Theatre Club, a 21 de Janeiro de 1960, com encenação de James Roose-Heavens e interpretação de Nicholas Selby (Ben) e
e George Tovey (Gus).
A estreia em Portugal (com 0 título 0 Monta-Cargas) foi em 4 de Junho de 1963, na Sociedade Guilherme Cossoul, com tradução de Luís de Sttau Monteiro, encenaçao de Jacinto Ramos e interpretação de Filipe Ferrer e Carlos Nery.
O Serviço também estreou a 24 de Outubro no Festival de Teatro de Portalegre, com interpretação de Vítor Correia (Ben) e João Saboga (Gus) e cenário e figurinos de Rita Lopes Alves, Isabel Nogueira e José Manuel Reis.
SINOPSE: Numa cave profunda abaixo de um café, dois assassinos esperam instruções para uma malfeitoria. Estando os dois a postos, não sabem quando serão chamados, ou quem será a próxima vítima. Uma coisa é certa: não esperavam pedidos de bifes e batatas fritas que entretanto lhes chegam de um monta cargas de restaurante! "The Dumb Waiter" (empregado de mesa mudo) é um Pinter típico: despojado, claustrofóbico, simultaneamente ameaçador e divertido. Como câmara de eco de questões mundiais, a peça levanta questões sobre o poder, a política, a sociedade, a amizade e, finalmente, a traição.

-------------------------------------------------------------
aqui um extrato de 5 minutos

"Os Anões" (Dwarfs)-1960

personagens de"Os Anões" (Dwarfs)-1960: Len, Mark, Pete
Neste nosso trabalho (as peças de Pinter têm o dobro de actores que de actrizes), optamos por transformar Len em personagem feminino com tiques e obsessões. Ela (ela aqui para nós) está sempre em cena, e os dois homens (Pete e Mark) vão gravitando em torno desta personagem em diálogos e monólogos.
O tema desta peça é o da solidão daqueles que têm muita gente em redor.