sexta-feira, 15 de maio de 2009

Cinema, Chá & Cultura

Nem de propósito. Dá a impressão que mundialmente a esta hora que passa em qualquer parte do mundo não há dia que passe em que não haja um espectaculo em que de alguma forma Harold Pinter não esteja presente.
Pois bem, "O Mensageiro" hoje na Cinemateca de Lisboa, e em Florianópolis, Estado brasileiro do Sul: Santa Catarina.
Eis a notícia do Diário Catarinense (com a devida vénia)

Cinema, Chá & Cultura

Mensageiro (The Go-Between) é o filme que será exibido hoje, às 18h, no projeto Cinema, Chá & Cultura da Fundação Cultural Badesc, em Florianópolis. O coordenador do curso de Cinema da UFSC, professor Mauro Pommer, é convidado desta sessão para comentar o filme.

Vencedor da Palma de Ouro em 1971, O Mensageiro merece um olhar atento. O filme foi a terceira e última colaboração de Joseph Losey com o dramaturgo Harold Pinter, que roteirizou, o romance homônimo de L.P. Hartley. Neste, a famosa frase de abertura The past is a foreign country: they do things differently there dá início ao relato das memórias de Leo (vivido na fase adulta por Michael Redgrave) relativas ao período em que conviveu com membros da aristocracia britânica.

Radicado na Inglaterra, o diretor norte-americano Joseph Losey começou sua carreira nos anos 1940 e seu primeiro longa, O Menino dos Cabelos Verdes, filme anti-belicista, marcou o início de uma trajetória logo interrompida pelo macartismo, que o levou a sair dos Estados Unidos no início dos anos 1950. Na Inglaterra obteve reconhecimento apenas a partir do filme de 1963, O Criado. Promovido pela Fundação Cultural Badesc e Cultura Inglesa de Florianópolis.

Sem comentários:

Enviar um comentário