segunda-feira, 20 de abril de 2009

"O Serviço" (The Dumb Waiter)-1959



personagens : Ben, Gus
The Dumb Waiter (com 0 título Der Stumme Diener) estreou na Kleines Haus de Frankfurt, na Alemanha, em Fevereiro de 1959, com encenação de Anton Krilla e interpretação de Rudolf H. Krieg (Ben) e Werner Berndt (Gus).
Em inglês, a peça foi primeiro representada no Hampstead Theatre Club, a 21 de Janeiro de 1960, com encenação de James Roose-Heavens e interpretação de Nicholas Selby (Ben) e
e George Tovey (Gus).
A estreia em Portugal (com 0 título 0 Monta-Cargas) foi em 4 de Junho de 1963, na Sociedade Guilherme Cossoul, com tradução de Luís de Sttau Monteiro, encenaçao de Jacinto Ramos e interpretação de Filipe Ferrer e Carlos Nery.
O Serviço também estreou a 24 de Outubro no Festival de Teatro de Portalegre, com interpretação de Vítor Correia (Ben) e João Saboga (Gus) e cenário e figurinos de Rita Lopes Alves, Isabel Nogueira e José Manuel Reis.
SINOPSE: Numa cave profunda abaixo de um café, dois assassinos esperam instruções para uma malfeitoria. Estando os dois a postos, não sabem quando serão chamados, ou quem será a próxima vítima. Uma coisa é certa: não esperavam pedidos de bifes e batatas fritas que entretanto lhes chegam de um monta cargas de restaurante! "The Dumb Waiter" (empregado de mesa mudo) é um Pinter típico: despojado, claustrofóbico, simultaneamente ameaçador e divertido. Como câmara de eco de questões mundiais, a peça levanta questões sobre o poder, a política, a sociedade, a amizade e, finalmente, a traição.

-------------------------------------------------------------
aqui um extrato de 5 minutos

Sem comentários:

Enviar um comentário